A importância do SEO na hierarquia da empresa.

A importância do SEO na hierarquia da empresa.

O debate moderno sobre o SEO

Na última década o termo SEO foi amplamente debatido no mundo do marketing empresarial. Numa perspectiva geral o SEO é entendido como o posicionamento orgânico nos buscadores, especialmente no Google.

Todas as empresas modernas nutrem o desejo profundo de aparecer na primeira página do Google, mas o assunto SEO ainda hoje é tratado no patamar mais baixo da hierarquia empresarial.

A arte do SEO moderno vai muito além da otimização do código para ser amigável ao Google. Para compreender o conceito é necessária uma visão holística do SEO.

Todo projeto bem sucedido na internet precisa ter uma estratégia definida de geração de tráfego qualificado. Aqui o desafio é prospectar os consumidores que estão buscando por seus produtos. O pulo do gato é realmente entender como esses consumidores buscam seus produtos no Google.

A Pedra Fundamental do SEO

estudo de palavra chave

O estudo de palavras-chave é a pedra fundamental de uma estratégia de SEO. É somente após uma análise minuciosa dos termos e variações de palavras-chave que se inicia a construção do conteúdo para uma página web, em especial as páginas de categorias e produtos.

Entender o comportamento do consumidor é também de grande valia para todos setores da empresa. Nesse sentido, a assessoria de imprensa pode usar a estratégia de SEO nos títulos de seus releases. A agência de publicidade pode usar termos-chave em destaques nas peças publicitárias. O time de vendas pode formular argumentos focados nas principais dúvidas sobre o produto.

Esses são apenas alguns exemplos de aplicação do SEO no ecossistema de uma empresa. Indo um pouco mais além, o SEO pode auxiliar até mesmo no momento de dar nome a um novo produto. Portanto, colocar o SEO no final da hierarquia já não faz mais sentido.

A Tabela Periódica do SEO

Numa perspectiva mais objetiva, a implantação da estratégia de SEO no site da empresa é uma tarefa crucial para a obtenção dos resultados esperados.

O processo completo de otimização é altamente complexo e envolve um time de profissionais especializados para garantir que todos os pontos relevantes ao Google sejam avaliados e cumpridos.

Esses fatores podem ser resumidos na tabela abaixo:

tabela periodica seo

Conteúdo é Rei

Dentre todos os grupos de elementos, podemos afirmar que o conteúdo é o mais importante. A máxima do SEO sempre foi “Conteúdo é Rei”. Por mais que o algoritmo do Google esteja cada vez mais complexo, temos que ter em mente que a missão do Google sempre foi entregar ao usuário o melhor resultado sobre aquilo que ele pesquisou.

Essa prevalência dos fatores de conteúdo ficou muito evidente depois da versão Panda quando o Google passou a penalizar sites com conteúdos fracos ou copiados de outras fontes.

Numa análise mais aprofundada sobre os fatores que compõem o grupo Conteúdo, podemos resumi-lo da seguinte forma:

Fatores SEO de Conteúdo

fatores de conteudo

Começa com métodos testados e comprovados, como a realização de pesquisa de palavras-chave (Rs) para identificar o que os usuários estão procurando e, em seguida, incorporar essas palavras-chave (Kw) em seu conteúdo.

Mais importante, no entanto, é a Qualidade (Qu) – que indica o quão crítico é ter páginas bem escritas que agreguem valor aos leitores. Além disso, os mecanismos de pesquisa recompensam o Frescor (Fr), classificando os sites mais altos se forem atualizados com frequência.

Imagens e vídeos – Multimídia (Mm) – são formas importantes de entregar conteúdo de alta qualidade com mais Profundidade (Dt), especialmente porque a prevalência de conexões de banda larga facilita o consumo desses formatos, mesmo quando os usuários navegam em seus telefones.

E, por falar em novas formas de acessar o conteúdo, o elemento Answers (An) representa o valor de responder explicitamente às perguntas dos usuários em suas páginas. Isso porque sua página poderá ser exibida como um snippet em destaque ou retornada como um resultado de pesquisa por voz no Google Assistente.

Conclusão

Tudo que foi mostrado até aqui é apenas uma fração dos benefícios que o SEO pode promover dentro de uma organização e especialmente a necessidade de focar na criação de conteúdo rico e tecnicamente correto para o sucesso das estratégias de marketing.

Colocar o SEO no centro estratégico do departamento de marketing é, portanto, a decisão mais acertada que uma empresa deve tomar. Não hesite em incluir hoje mesmo o SEO na parte central da hierarquia da sua empresa, pois os seus concorrentes provavelmente já estão fazendo isso.

Tiago Nascimento
Tiago Nascimento

Escrevo por paixão desde a adolescência. Atuo como Especialista em SEM e SEO desde 2006. Fã da culinária italiana e fotógrafo amador. Vivo feliz em Jericoacoara com meu marido Gil e meus 3 cães Lua, Xangô e Tupã. Ambientalista, feminista e defensor das minorias. Nerd apaixonado por tecnologia, astrofísica, biologia, nutrição, psicologia, história e filosofia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

×